terça-feira, 6 de julho de 2010

A Guiné

Os europeus chamavam os Guiné a região relacionada com o golfo da Guiné. A Guiné era coberta de florestas tropicais, com clima quente e úmido.Lá desenvolverem- se importantes civilizações como a dos iorubás, ibos,askans e adjas. Os iorubás viviam no sudoeste da atual Nigéria. Grande parte deles moravam em cidades.As cidades mais notáveis eram Ifé e Oio. Elas eram cercadas por muralhas de pedra e habitadas por nobres, artesãos, camponeses e comerciantes .Muitos habitantes do povo iorubá vieram escravizados para o Brasil , apartir do século XVIII. Era comum chamá-los de nagôs, embora na verdade nagôs fossem apenas os iorubás estabelecidos onde hoje está o Benin.
Os habitantes iorubás de Benin eram artistas excepcionais. Suas esculturas de terracota e bronze maravilharam até mesmo os europeus, que em geral eram preconceituosos contra tudo o que viesse dos povos de pele negra.A capital do pequeno reino de Benin era Ubini, onde morava o oba (rei). Suas ruas eram largas e havia poderosas muralhas.
O reino Adomei, também chamado Daomé, foi fundado no século XVII e atingiu o apogeu no século XIX. Ao contrario de Oio, Abomei(Daomé) foi um estado com poder central muito forte e um exército muito bem organizado. Infelizmente grande parte das riquezas do reino Abomei veio do comércio de escravos. As tropas de disciplinas atacavam muitos povos da Guiné para vender os os prisioneiros para os traficantes europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário